Atividades / CCR


As atividades são planeadas com o propósito de os participantes adquirem ferramentas úteis que possam ser utilizadas na sua rotina, em prol do seu equilíbrio mental e emocional.


TERAPIA OCUPACIONAL (T.O.)

A Terapia Ocupacional valoriza a pessoa como um ser holístico: corpo, mente e espírito.

A T.O desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo estratégias e técnicas para maximizar a independência e a qualidade de vida dos pacientes, ao mesmo tempo que contribui para a recuperação da função.
Por meio de intervenções personalizadas, os T.O.s ajudam os indivíduos a adaptarem suas atividades diárias, aprimorarem suas habilidades motoras e cognitivas, além de proporcionar suporte emocional para lidar com os desafios da doença.
Com esse acompanhamento, os pacientes podem aprender a gerenciar sintomas, manter uma rotina saudável e continuar desfrutando das atividades que lhes trazem prazer e realização.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade tem como base uma visão holística do ser humano, que pretende desenvolver as capacidades do indivíduo nos seus domínios de aprendizagem, afetividade, socialização e comunicação, estabelecidas pelas dialéticas ação/movimento e reflexão/pensamento, permitindo ao indivíduo ser e agir num contexto psicossocial e promover um desenvolvimento harmonioso da sua personalidade.
A prática da psicomotricidade utiliza o próprio corpo, o espaço físico e o da relação, o tempo os ritmos das sessões, bem como, os objetos disponíveis.


Treino de Comunicação

Nesta área procura-se estimular as competências comunicativa verbais e não-verbais, para melhorar a interação com os parceiros comunicativos, aumentar/facilitar a expressão de pedidos e emoções.
Também as funções associadas á compreensão e expressão da linguagem escrita foram desenvolvidas, potenciando assim um aumento da autoestima, autonomia e integração social.


MUSICOTERAPIA

A musicoterapia utiliza a música como uma intervenção clínica para desenvolver, melhoras ou restaurar défices funcionais.
De um modo geral, a musicoterapia atua ao nível da concentração, desenvolvimento de funções cognitivas e criativas, expressão de sentimentos e desenvolvimento da relação afetiva e social.


Natação Terapêutica

O meio aquático pelas suas características, permite aumentar a funcionalidade em pessoas com alterações musculosqueléticos e/ou neurológico.
É um meio facilitador, onde se pode realizar exercícios de relaxamento e atividades de baixo impacto, promovendo competências como o equilíbrio, coordenação motora e aumento de amplitude articular.
Para além das suas características diretamente anexas, é um momento propício ao trabalho das Atividades de Vida Diárias (AVD´s).


Equitação terapêutica

Com esta terapia consegue-se ganhos a nível motor, tais como regulação do tónus muscular, controlo de postural e equilíbrio; nas Competências Cognitivas (e.g. de atenção/concentração); Competências Psicossociais, como aumento da autoestima, autoconfiança e sentimento de autorrealização, bem como adequação de atitudes e comportamentos, maior capacidade de integrar regras sociais.
Potencia ainda o desenvolvimento da comunicação e da interação com pares..



SNOEZELEN

No Snoezelen encontramos um ambiente protegido e multissensorial, que proporciona diversas sensações ao paciente. Promovendo o relaxamento, o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas, sociais e até motoras.
Através de exploração e descoberta consegue-se ganhos terapêuticos e pedagógicos, sempre com recursos ao lúdico, a música, sons, cores, aromas e/ou texturas.


Arteterapia

Intervenção co base na expressão/vivencias artísticas, num meio protegido e/ou guiado, em relação.
Com recurso a imaginação, simbolismo e metáforas para promover a comunicação, expressão emocional e autoconhecimento, facilitando assim a reflexão e criatividade.
Pode utilizar-se diversos medidores artísticos: Pinturas, Modelagem, Dança…


Culinária

É um atelier que possibilita trabalhar diversas competências, desde o planeamento e organização, ao trabalho de várias Atividades de Vida Diárias (AVD´s), tais como; cozinhar, limpar e organizar uma cozinha/despensa.
Alem de se desenvolver capacidades comunicativas, sociais entre outras.


Corfebol & Voleibol

Modalidade desportivas adaptadas para pessoas com deficiências, praticadas em equipas mistas.
Estas atividades permitem desenvolver a aptidão física, bem como, compreensão das regras de jogo, interação e entreajuda entre pares, comunicação e capacidade de gerir emoções.


Ciência

Neste atelier são realizadas atividades experimentais importantes para estimular diversas capacidades cognitivas, nomeadamente a criatividade, resolução de problemas, compreensão, entre outras, que permitem obter conhecimento do mundo.
Outros domínios, tais como a motricidade fina e a comunicação verbal e não verbal, são promovidos.


Programa de Férias de Verão

Durante os meses de verão são desenvolvidas várias atividades de desporto, ateliers temáticos, praia, piqueniques, workshops, visitas a museus, entre outros e sessões de musicoterapia e arteterapia, com o objetivo de envolver os jovens no período de férias escolares, em atividades que permitam a interação social, experiências fora do núcleo familiar e escolar, oferecendo assim, a possibilidade da participação e envolvimento na comunidade.


Terapia Individualizadas

A ANPAR propõe ajudar crianças e famílias a construir o seu caminho…
Neste momento dispomos de intervenções em:
✏Terapia Ocupacional
✏Treino de Comunicação
✏Psicomotricidade, em idade pediátrica.



Go to top